Tome Weizenbier

Para quem deseja deixar o gosto das cervejas do tipo pilsen um pouco de lado, esse texto é para você, a cerveja do tipo Weizen tem origem alemã e consiste em uma cerveja do tipo trigo, já que seu nome traduzido para português significa cerveja de trigo, porém ela também é chamada de Weissbier, que remete em português para cerveja branca por causa da sua coloração.

Seus principais ingredientes são maltes de trigo e maltes de cevada, lúpulo, àgua e levedura. Citando a levedura, ela é presente em baixo da garrafa, porque a Weizenbier é uma cerveja não filtrada, só que a quantidade de levedura é geralmente controlada de cerveja para cerveja e de marca para marca.

A sua fermentação acontece principalmente por causa da levedura em baixo da garrafa, que faz seu trabalho até a bebida ser colocada no copo. Graças a essa fermentação conseguimos muitos aromas marcantes, texturas mais turvas e densas, fora o sabor encorpado e seu gosto levemente àcido.

Ela é uma bebida com um custo benefício muito bom e quase sempre de baixo teor alcoólico, a mesma esta presente em vários lugares e com várias marcas diferentes para ser consumida. Também que é uma cerveja que não é consumida em massa como qualquer outra convencional, uma ou duas Weizenbier são suficientes, geralmente a garrafa tem 500 mililitros.

Você pode beber no recipiente que quiser, porém para está cerveja existe um copo especial, chamado copo Weizen ou copo Weiss, ele tem uma forma alongada e uma boca maior que a base, para melhor manutenção da espuma que é uma peça chave deste tipo de cerveja. Lembrando que ela também tem uma maneira especial de ser colocada no copo, na internet há muitos vídeos de como servi-la. Uma das melhores marcas é a Schneider Weisse, da Alemanha, dentro da linha de vendas deles se destacam a Hopfenweisse (TAP 05) e a Original (TAP 07), então beba essa maravilha e aproveite.

Foto do escritor João Paulo Hotequil

Escrito por
João Paulo Hotequil,
atualizado no ano de 2020.