O estatismo

O mundo passa por muitos conflitos políticos, econômicos e sociais diariamente, esses problemas estão diretamente relacionados com a política global que vivemos, uma das principais características governamentais é o estatismo, que é uma ideologia suja e sangrenta, pai da democracia moderna e também pai de outras ideologias totalitárias como nazismo, fascismo, stalinismo e dentre outras.

Um estatista é uma pessoa que busca um certo grau de controle e intervenção do estado via politicas como direitos, assistencialismo e restrição de liberdade. Toda região que está dentro de um espectro politico com um estado centralizado, tem politicas estatistas. Sim, todos os políticos são grandes estatistas, por contribuírem com o avanço governamental.

Na antiga União Soviética o estatismo foi presente por todas as horas e combatido ao mesmo tempo, principalmente por uma autora chamada Ayn Rand, que viveu o regime, ela era adepta ao capitalismo laissez-faire, ou seja, era a favor de competição e livre iniciativa sem controle estatal nas trocas voluntarias entre os indivíduos.

Essa filosofia destrói o mercado, junto da criação de riquezas e por fim também destrói todo crescimento econômico e pessoal para ricos, médios e pobres, pois uma de suas maiores características é aumento gradativo de impostos, tanto no número, quanto na porcentagem ou valor do mesmo, com isso dificultando os investimentos em maquinários e mão de obra, depois disso o seu dinheiro vai para a máquina estatal para pagar altos salários de funcionários públicos, prédios e casas para servidores, auxílios de políticos, também direitos inventados a partir de canetadas de burocratas e dentre outras mordomias ridículas, para no final te devolverem migalhas.

Politicas estatistas não funcionam, quanto mais populista um país é, mais pobre e miserável ele ficará, pois a conta chega, e o pagador de impostos é sempre quem paga. É possível enxergar isso no Brasil de 2020, ocorreu a saída de um governo populista de esquerda em 2019 para a entrada para outro governo populista, só que de direita, porém ambos os governos são socialistas, e que querem se instalar no poder e sugar a máquina sem nenhuma visão de diminuir o sistema político e seus gastos.

Políticos como Jair Messias Bolsonaro, Ciro Ferreira Gomes, Luiz Inácio Lula da Silva e entre outros governantes não só do Brasil, mas de outros países também, eles são extremamente frios e oportunistas, pois um cidadão que tenha um pingo de consciência não conseguiria dormir no lugar deles.

Para finalizar, o dinheiro dos impostos seria mais efetivo se ficasse na sua mão e você fizesse oque quisesse, porque nada melhor que você para administrar o seu próprio dinheiro. Faça suas trocas voluntarias e aproveite a vida, não deixe nenhum politico impor algo para você. Com isso se percebe que as relações humanas estão se destruindo com o avanço desta ideologia, lute contra a mesma, pesquise e estude mais sobre ela, esse texto foi apenas um pequeno prefácio do que muitas pessoas pensam.

Foto do escritor João Paulo Hotequil

Escrito por
João Paulo Hotequil,
atualizado no ano de 2020.